A 89ª Semana do Fazendeiro, realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), teve em sua programação o curso de Propagação Clonal de Plantas Arbóreas, ministrado pelo professor da UFV Acelino Couto Alfenas. A Clonar teve o prazer de ser palco desse curso e receber estudantes, técnicos e pesquisadores das empresas de várias regiões do país.
O curso foi realizado à tarde e teve como conteúdo as principais espécies arbóreas utilizadas para a produção de madeira e sua propagação clonal, como também a propagação clonal de espécies ornamentais. Os participantes do curso tiveram também a oportunidade de conhecer as estruturas e os trabalhos realizados pela Clonar.
A estudante do 3º período de Biologia da UFV, Aline dos Santos, comenta sobre o quanto foi proveitoso e enriquecedor conhecer a Clonar e participar do curso, ressaltando o grande trabalho realizado pelo professor Acelino, sendo grande referência na área.
O agrônomo e produtor rural da região de Madre de Deus de Minas, Wilson Ashidani, diferente de Aline, veio à Clonar pela terceira vez, porém, a cada nova visita, há sempre uma novidade na empresa que o surpreende. Ele destaca a importância da Clonar quanto às respostas e soluções de manejo das culturas florestais, disponibilizadas para as empresas e produtores rurais em geral.
O curso ministrado contribui para o cumprimento da meta principal da Semana do Fazendeiro, que é de a de propagar a educação e a popularização da ciência e da tecnologia. Neste ano, o tema do evento é “Água: uso e conservação” e a expectativa é de que as palestras, cursos e oficinas contribuam para a construção de um Brasil mais comprometido com o meio ambiente.
Por Bruna Santos
Comunicação e Marketing Clonar