Clonar Eucalipto

No dia 19 de março, o Professor Acelino Couto Alfenas, esteve em Brasília para se reunir com o novo embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Sr. Chris Langley. O objetivo dessa reunião foi estreitar os laços entre a Clonar, a Universidade Federal de Viçosa e a Nova Zelândia.

A Clonar possui projetos que despertam interesses internacionais, e atualmente com a colaboração de pesquisadores da Nova Zelândia, estão sendo realizados dois projetos: “Desenvolvimento de clones de Kiwi e de Feijoa resistentes a doenças” para evitar danos e prejuízos a essas culturas.

Segundo o professor Acelino Alfenas, essa parceria é muito importante, pois ambos os países dividem problemas fitopatológicos de interesse comum.

A Nova Zelândia é o segundo maior produtor mundial de kiwi. O kiwi, originário da China e a feijoa de origem brasileira, foram domesticados naquele país e daí disseminadas para outros países. Ambas são frutas ricas em vitaminas e sais minerais, são muito apreciadas pelos consumidores e constituem importantes fontes de riqueza na Nova Zelândia e em outras partes do mundo.

Atualmente o Professor Acelino é orientador do doutorando Samuel Alves que está realizando o Programa “Doutorado Sanduíche” na Nova Zelândia, sob a co-orientação do Professor Matt Templeton do “The New Zealand Institute for Plant & Food Research”, em Auckland.

Caroline Bilkey, antecessora de Chris Langley, recebeu uma muda de Feijoa do professor Acelino Alfenas que pode conferir o crescimento e a evolução da muda junto ao novo embaixador da Nova Zelândia no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *