Clonar Eucalipto

A Clonar foi reconhecida como empresa graduada que mais gerou impacto no ano de 2017. O certificado foi entregue na última segunda-feira (11) durante o II Encontro Anual de Empresas Graduadas, promovido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV-UFV).

O reconhecimento é fruto de um intenso e qualificado trabalho da equipe da Clonar ao longo de 2017. Segundo o professor Acelino Alfenas, o lançamento da produção de plantas ornamentais, da primeira turma de pós-graduação a distância (AgroPós), a continuidade do projeto de implementação da eucaliptocultura no Estado de Alagoas e o desenvolvimento da pesquisa em kiwi em parceria com a Nova Zelândia foram essenciais para o impacto positivo neste ano.

Professor Acelino Alfenas recebe certificado pela Clonar | imagem: AsCom / CenTev

“O curso nos permite levar o conhecimento a grandes distâncias e a um custo relativamente baixo. Vamos atender um grande número de profissionais, inclusive de outros países. Já a produção de plantas ornamentais é uma atividade nova da Clonar, em que podemos suprir o mercado da região com plantas de alta qualidade”, destacou o professor.

Acelino também falou sobre a pesquisa em kiwi. O projeto chamou a atenção da embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, que visitou a empresa em outubro. “Nós temos um projeto de pesquisa em que desenvolvemos clones de kiwi resistentes a uma doença letal e que está matando os pomares no Brasil. A Nova Zelândia tem muito interesse nesse projeto, uma vez que é o país que domesticou a fruta e o segundo maior produtor mundial de kiwi”, disse Acelino.

A implementação da cultura do eucalipto em Alagoas também foi uma das principais atividades desenvolvidas pela Clonar em 2017. “O projeto teve início em 2009 e agora foi renovado por mais cinco anos. Os resultados do projeto mostraram o grande potencial da eucaliptocultura em Alagoas e já estão trazendo bons frutos para pequenos produtores e atraindo o investimento de novas empresas na região, mudando positivamente a economia do Estado. O Nordeste é sem dúvida a região emergente com maior potencial para a produção de madeira e fibra e está situada numa região estratégica, com grande facilidade de exportação de produtos madeireiros pelo Porto de Suape, localizado no litoral sul de Pernambuco, a cerca de 40 km de Recife”, finalizou o professor.

O evento também concedeu reconhecimento para outras empresas graduadas e incubadas. Veja a lista a seguir.

Empresas incubadas:

  • MedYes – Empresa Engajada 2017;
  • Eligis – Empresa que gerou mais Impacto 2017;
  • WGV AgroConsultoria – Destaque empresarial 2017.

Empresas Graduadas:

  • Ther Sistemas – Empresa Engajada 2017;
  • Clonar – Empresa que gerou mais Impacto 2017;
  • Cientec – Destaque Empresarial 2017.


Mateus Dias | Comunicação Clonar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *